2 de julho: Dia Nacional do Hospital

Nesse momento de pandemia, pensamos no ambiente hospitalar como palco de acontecimentos decisivos: uma mistura de sorte e cuidados determina quem entra e quem sai, e como, de lá. Para quem trabalha em hospitais, cada dia é uma batalha. Se isso sempre foi verdade, nesses dias é ainda mais e, depois do expediente, muitas vezes os profissionais são temidos como focos de contágio ambulantes, ao mesmo tempo em que são aplaudidos nas janelas. A dicotomia entre saúde e doença, vida e morte, cai como uma luva (cirúrgica) em quem dá o melhor de si para que os outros possam sair melhores do que chegaram a seus cuidados. Na verdade, quem teme o trabalho duro e exaustivo sequer chega a pensar em trabalhar em um hospital. Por outro lado, o que pode ser mais recompensador do que salvar uma vida ou, ao menos, dar conforto a quem está doente?

Por isso, muitas vezes acabamos por perder de vista o que é um hospital. Do latim ‘hospitalis’, que significa hospitalidade, acolhimento, o ambiente fundado para curar pessoas e diminuir dores e sofrimento merece respeito. E comemoração! O Dia Nacional do Hospital, celebrado em 2 de julho, data em que foi criado o primeiro hospital do Brasil, é a data nacional por força do Decreto Nº 50.871, de 27 de junho de 1961. Mundialmente, a OMS homenageia a instituição hospitalar no dia 14 de julho.

O Ministério da Saúde define hospital como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar. Constitui-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.” Para a população geral, o ambiente hospitalar pode ser definido de uma forma diferente: aquele local onde trabalham as pessoas que acolhem, cuidam de quem precisa e zelam pela saúde da população.

Aproveitamos o Dia Nacional do Hospital para agradecer àqueles que atuam diariamente lutando para salvar e reabilitar vidas. Parabéns profissionais que trabalham em hospitais, e uma homenagem especial aos Fonoaudiólogos!

 

Fonte: CFFa

Em 02 de julho de 2020

Foto: CFFa

Comentários estão fechados.