As conferências municipais de Saúde já começaram

CNS

As etapas das Conferências de Saúde de 2015, que culminam com a 15ª Conferência Nacional, em novembro/dezembro, em Brasília, já estão acontecendo em todo o país. O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia informa que as etapas municipais se estenderão até julho, mas podem ocorrer ainda em maio ou junho.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência Municipal será de 17 a 19 de julho e as datas dos debates por região (distritos) e eixos de discussão já estão definidos – acesse aqui.  Já as etapas estaduais estão previstas para os meses de julho a setembro. A Conferência Estadual de Saúde RJ já tem tema e local definidos. As discussões sobre o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” – o mesmo da Conferência Nacional de Saúde – serão realizadas no Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho, Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº, Maracanã), mas a data ainda não foi definida. Acompanhe as novidades sobre a conferência estadual na página do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro na internet.

As propostas aprovadas nos municípios e estados serão debatidas e consolidadas para aprovação (ou não) em Brasília, no final deste ano. O monitoramento, que permitirá saber se as diretrizes estão sendo ou não aplicadas, é em 2016. A participação de fonoaudiólogos em todas as etapas é fundamental para que a Fonoaudiologia avance, conquistando ou solidificando espaços em suas áreas de atuação. Portanto, informe-se junto ao Conselho Municipal ou Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade quando a conferência acontece em seu município e participe das discussões.

O Sistema de Conselhos (CFFa e Regionais) preparou 25 reivindicações que devem ser levadas a todas as conferências municipais. E editou a nova edição da Cartilha SUS. A versão impressa pode ser retirada no CREFONO1, de segunda à sexta, de 9h às 17h. Caso você não consiga estar presente na conferência de seu município, entregue os materiais diretamente aos delegados das conferências (usuários, trabalhadores e gestores do serviço público de saúde eleitos nas etapas distritais).

Participe, para ver acontecer a Fonoaudiologia que todos nós almejamos!

 

Acesse aqui os pleitos da Fonoaudiologia para as Conferências Municipais, Estadual e Nacional de Saúde 2015.

Acesse aqui a nova edição da Cartilha SUS.

 

Comentários estão fechados.