Catece Itinerante chega ao Rio de Janeiro

Geral

A Comissão de Análise de Título de Especialista e de Cursos de Especialização (Catece), do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), visita a sede do CREFONO1 nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de julho, de 9h às 17h, dentro do projeto Catece Itinerante. Segundo a presidente da Catece, Sílvia Tavares (CRFa 2-3861), a ideia do Catece Itinerante é aproximar cada vez mais a Comissão do profissional e poder esclarecer as dúvidas sobre a titulação de especialista estando em contato direto com o fonoaudiólogo.

A próxima parada será em Curitiba (PR). Dias 11 e 12 de outubro, a Comissão de Análise de Título de Especialista e de Cursos de Especialização estará, como sempre, no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia da SBFa, e dia 10 de outubro, na sede do CREFONO 3. A Catece Itinerante já esteve em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Goiânia.

Participam da edição do Rio de Janeiro, além de Sílvia Tavares, os conselheiros Tiago Aguiar (CRFa 8-8764) e Glória Canto (CRFa 4-4816).

Sílvia Tavares lembrou que é possível ao fonoaudiólogo requerer mais de um título de especialista, caso atue em mais de uma área. “Basta trazer o original e uma cópia simples, que autenticamos na hora o documento”, informou.

Além da cópia autenticada de documentos comprobatórios, o fonoaudiólogo deve apresentar também:

  • Requerimento devidamente preenchido, sem rasuras, datado e assinado;
  • Cópia autenticada do diploma de Graduação em Fonoaudiologia;
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia de comprovante de endereço;
  • Declaração de regularidade do seu Conselho Regional de Fonoaudiologia;
  • Carteira profissional do Fonoaudiólogo, azul de capa dura.
  • Cópia autenticada da cédula de identidade profissional.

Sílvia Tavares ressaltou que só pode utilizar a titulação de especialista quem realmente obtém o título concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. “Como os títulos têm que ser renovados a cada cinco anos, além de conceder novos certificados, estamos, também, renovando títulos que estejam com sua data de atualização próxima”, acrescentou.

Sílvia Tavares e Lucia Provenzano
Sílvia Tavares e Lucia Provenzano

Assim, a presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), aproveitou a oportunidade para, além da titulação em Voz e Linguagem, requerer o título de especialista em Saúde Coletiva. A conselheira do CFFa, Monica Karl (CRFa 1-7205), também compareceu nesta quinta-feira (26) à sede do CREFONO1, para requerer titulação em Fonoaudiologia Educacional e Linguagem.

Catece Itinerante Leila
Leila Nagib

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leila Nagib (CRFa 1-2807), também não perdeu a oportunidade. “Estou requerendo o título de especialista em Fluência e Linguagem. É carimbar uma vida de trabalho, é como colocar uma medalha na sua trajetória profissional. Estou muito feliz. Nós ganhamos! Acredito que a Fluência precisa, cada vez mais, de profissionais especializados e cada vez mais qualificados”, afirmou Leila Nagib, coordenadora do Ambulatório de Fluência da Graduação em Fonoaudiologia da UFRJ.

Também Fabíola Costa (CRFa 1-7593) veio em busca de seu título de especialista em Linguagem e Audiologia. “Desde o ano passado penso em requerer o título de especialista. Foram 20 anos trabalhando em hospital e o título é a consolidação do meu trabalho e também uma forma de credenciar a clínica onde sou responsável técnica, na Tijuca”, disse.

Monica Karl, conselheira do CFFa:
Monica Karl, conselheira do CFFa: “Já que estão no meu Regional, vim prestigiar”

Bruna Viegas (CRFa 1-12474), chefe do Setor de Fonoaudiologia do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, também veio solicitar seu título de especialista em Audiologia ontem (26). “Por onde já passamos, o movimento é maior na sexta. Mas estamos muito satisfeitos com o movimento neste primeiro dia (26). Esperamos que cada vez mais profissionais venham requerer seu título”, afirmou a conselheira do CFFa Sílvia Tavares.

A Catece lembra que, independentemente da presença física de representantes da Comissão no Rio de Janeiro, a qualquer momento é possível requerer a concessão ou renovação do título de especialista, enviando os documentos pelos Correios para Brasília (DF). Mais informações podem ser obtidas pelo ivanir.secretaria@fonoaudiologia.org.br  ou  pelo telefone (61) 3321-5081.

As doze especialidades reconhecidas pelo CFFa são: Audiologia, Disfagia, Gerontologia, Fonoaudiologia Educacional, Fluência, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Saúde Coletiva.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Rose Maria

Em 27 de julho de 2018

Comentários estão fechados.