Conheça as propostas da Chapa 2 na eleição do triênio 2022-2025

Chapa 2 – “Fonoaudiologia ComCiência — Prosseguir Avançando”

Composição:

Efetivos Suplentes

Simone Vieira Pinto Braga – CRFa 1-7537

Gisele de Oliveira Stumpf – CRFa 1-11766

Alessandra Arnaud de Queirós Mattoso – CRFa 1-6475

Marcela Alves Silva – CRFa 1-13141

Alexandra Bezerra Santos – CRFa 1-6626

Ana Cristina da Silva Lavra Marques – CRFa 1-6460

Débora Cristine Lopes dos Santos Lima –  CRFa 1-13235

Luciene Barbosa Vitoriano – CRFa 1-13482

Ionalda Belchior Pinheiro – CRFa 1-5337

Thiago Roseiro da Silva – CRFa 1-12757

Victor Hygor Veríssimo de Farias –  CRFa 1-7900-4

Carolina Maria Dias da Silva – CRFa 1-10642

Lidiane Lima de Menezes Agra Ferreira – CRFa 1-7847-5

Cíntia Ramos de Carvalho Schuerz – CRFa 1-6558

Fernanda Athayde das Chagas Alvarenga – CRFa 1-10243

Denise Taranto Pereira de Mello Romero- CRFa 1-4067

Josiane Ferreira Pinto – CRFa 1-14403

Maria das Graças Ramos da Cunha – CRFa 1-7527

Ana Lúcia Gomes de Mattos – CRFa 1-0844

Suely Nascimento da Silva Lima – CRFa 1-13113

Viviane Fontes dos Santos – CRFa 1-8839

Ana Cristina Moreira Vianna Bento da Silva – CRFa 1-15352

Priscilla Galindo Villas Boas – CRFa 1-11409

Caique Elias GonçalvesCorrea – CRFa 1-15745

Plataforma eleitoral:

A Lei n° 6965 de 09 de dezembro de 1981, que regulamenta a profissão de Fonoaudiólogo, é legítima e determina a competência do Fonoaudiólogo. A partir de então os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, foram criados com a principal finalidade de fiscalização do exercício profissional.

Sabemos que com o desenvolvimento da profissão e com a publicação da Resolução CFFa nº 010/84, que aprovou o primeiro Código de Ética, todos nós, profissionais Fonoaudiólogos devemos saber sobre nossos direitos e sobre nossos deveres e responsabilidades, nas possíveis relações profissionais.

O Conselho de Fiscalização Profissional têm como compromisso a proteção da coletividade e nesse sentido a Chapa Fonoaudiologia ComCiência propõe atuar no âmbito da fiscalização e orientação, pilares do CREFON01, mas, sobretudo na consciência da classe Fonoaudiológica, da população e dos gestores sobre o papel do Fonoaudiólogo, resgatando e incentivando a importância e a necessidade da Fonoaudiologia avançar profissionalmente e alcançar todos com equanimidade.

A escolha dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, prevista em Lei de forma democrática, nesse momento possibilita a participação de todos os Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro através de eleições diretas, exercer o poder do voto livre e consciente, sobre qual programa o representa efetivamente.

Estamos dispostos a perseverar pela Fonoaudiologia com acolhimento da diversidade da prática do fazer e seriedade que o compromisso assumido requer.

Vem fazer parte desse momento conosco!

Metas 2022 — 2024

Conscientes da necessidade dos conhecimentos científicos, tecnológicos e do movimento social envolvidos, as propostas estão organizadas em três eixos: Conscientização Social, Empoderamento Profissional e Gestão Humanizada e Consciente.

a) Conscientização Social

  1. Conquistar vaga no Conselho Municipal de Saúde e manter a atuação do CREFON01 no espaço de discussão social conquistado — Conselho Estadual de Saúde, através do trabalho representativo existente na vaga ocupada por um Conselheiro Fortalecer o diálogo com entidades profissionais, sindicatos e associações privadas e públicas.
  2. Priorizar ações junto aos gestores públicos e privados, além da população, informando e conscientizando sobre o papel do Fonoaudiólogo nos diversos campos de atuação.
  3. Propor a construção de propostas de políticas públicas proativas e atualizadas ao contexto das pessoas respeitando os ciclos de vida (do recém-nato ao idoso).
  4. Dar continuidade à parceria com outros Conselhos Profissionais de Saúde em prol da melhoria da saúde no Estado do Rio de Janeiro, participando ativamente das reuniões programadas das ações do Fórum de Conselhos.
  5. Ampliar a atuação junto ao setor legislativo do Estado do Rio de Janeiro, buscando propostas que valorizem a Fonoaudiologia.
  6. Manter e ampliar a parceria com as instituições de Ensino Superior, apoiando o formando em Fonoaudiologia na sua atuação profissional com consciência dos direitos e deveres perante a sociedade.
  7. Acompanhar as discussões e ações pertinentes, que envolvam as propostas de oferta de cursos na modalidade à distância (EaD).

b) Empoderamento Profissional

  1. Fortalecer a consciência coletiva, expressada por ações de apoio aos Fonoaudiólogos nas diversas áreas de atuação.
  2. Valorizar o respeito e o direito de atuação do Fonoaudiólogo nos espaços de atenção à saúde e educação, fazendo parte de equipes multiprofissionais, sem qualquer tipo de segregação, discriminação ou intolerância a diversidade.
  3. Apoiar a ampliação de vagas para o cargo de fonoaudiólogo tanto no setor público quanto no privado, através da divulgação sobre todas as áreas e possibilidades da prática da fonoaudiologia.
  4. Atuar na fiscalização dos critérios técnicos e legais adotados para abertura de vagas, seja através de Concursos, Cadastro Reserva e outros tipos de contratos, tanto no setor público quanto no privado.
  5. Proporcionar ações de fiscalização efetivas e eficazes, para coibir práticas e/ou exercício ilegal da profissão.
  6. Priorizar o foco das ações de fiscalização também para ações de orientação ao Fonoaudiólogo, visto ser de grande importância.
  7. Acompanhar e cobrar das Operadoras de Plano de Saúde quanto reajustes e liberações de sessões, preconizadas pela ANS.
  8. Apoiar e executar eventos,lives,palestras, e outras formas de encontros, utilizando os meios de comunicação digital e se possível de forma presencial, com o objetivo de atender as necessidades sociais, políticas e técnicas do Fonoaudiólogo.
  9. Despertar no Fonoaudiólogo o desejo empreendedor, que visem o reconhecimento profissional e ampliação das áreas de atuação.
  10. Fomentar o uso dos recursos digitais no acesso aos serviços e divulgação da Fonoaudiologia e orientação profissional, com respaldo ético.
  11. Apoiar os Fonoaudiólogos no exercício da profissão.

c) Gestão Humanizada e Consciente

  1. Fomentar a comunicação entre o CREFON01 e os Fonoaudiólogos, de forma transparente e clara, mantendo o vínculo direto e verdadeiro às reais necessidades dos profissionais.
  2. Aperfeiçoar os meios de comunicação dos Fonoaudiólogos com o CREFON01, através de medidas imediatas para melhoria do atendimento e prestação dos serviços.
  3. Valorizar a experiência dos funcionários do CREFON01 ajustando as responsabilidades às demandas do momento.
  4. Resgatar e dignificar a atuação dos Fonoaudiólogos historicamente conceituados no estado do Rio de Janeiro.
  5. Retomar a realização de eleições para representantes das diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, conferindo democracia e legitimidade à representação regional, para que os mesmos, trabalhem em prol da Fonoaudiologia em sua região.
  6. Apoiar ações interdisciplinares entre os profissionais de saúde e educação, aproximando a Fonoaudiologia às demais entidades de classe, visando à ampliação e união profissional.
  7. Divulgar os canais de comunicação, possibilitando uma maior interação entre os fonoaudiólogos, sociedade e Conselho.
  8. Dar continuidade a visibilidade da prestação de contas do CREFON01, respeitando as determinações do TCU, através dos registros das ações no Portal da Transparência.
  9. Manter o investimento em projetos e ações que envolvam a tecnologia da informação na produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso das informações, em prol da melhoria e agilidade dos serviços.

Propostas: Ação e Inovação

  1. Atendimento com qualidade

A satisfação dos Fonoaudiólogos quanto aos serviços prestados pelo CREFON01, é prioridade para a Chapa Fonoaudiologia ComCiência. Precisamos avançar e ampliar os canais de comunicação com qualidade.

Serão realizadas ações práticas, de baixo custo, porém de grande impacto, através da modernização da forma de atendimento e fortalecimento dos canais de atendimento aos Fonoaudiólogos (presencial/telefônico/mídias sociais/endereço eletrônico).

Prazo: Imediato com ação contínua.

  1. Canal de Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o indivíduo comum ou Fonoaudiólogo e o CREFON01.

Trata-se de uma segunda instância de relacionamento. Destina-se a receber reclamações de solicitações dirigidas ao CREFON01, mas que não foram realizadas no prazo ou na qualidade desejada.

É preciso construir tipos e subtipos de reclamações, para atendimento satisfatório. Para tanto, será estabelecido um Grupo de Trabalho (GT) específico para discussão e desenvolvimento dessa proposta.

Prazo: Primeiro ano de gestão.

  1. Parecer de Segurança do Paciente

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. A Fonoaudiologia precisa avançar e conquistar espaço, apoiando práticas seguras no atendimento ao cliente/paciente.

Para tanto, é preciso construir um Parecer sobre mais essa especificidade do cuidado em saúde.

Prazo: Primeiro ano de gestão.

  1. Acessibilidade e manutenção das instalações da sede do CREFON01

Adequação do acesso às dependências do CREFON01, com construção de sanitário para pessoa com deficiência física e modernização das instalações do auditório na sede do CREFON01, visando o conforto e acolhimento do Fonoaudiólogo.

Prazo: Segundo e terceiro ano de gestão.

  1. Digitalização de Processos

Dar continuidade ao processo de digitalização dos processos.

Prazo: Ação contínua.

> Veja aqui as propostas da Chapa 1.

Comentários estão fechados.