CREFONO1 discute Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador no 35º CONASEMS

35 Conasems

O XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ocupa o Ulysses Centro de Convenções, em Brasília, de 2 a 5 de julho. Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS“, o Congresso do Conasems espera receber até o último dia mais de 5 mil congressistas, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.Conasems 2019.1

Durante o evento, é possível visitar a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS“, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo Brasil afora.

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia participa da tradicional “Feira Brasil aqui tem SUS“, com estande de divulgação das áreas de atuação e novidades da Fonoaudiologia. A diretora secretária do CREFONO1, Priscilla Galindo (CRFa 1-11409), participou do rodízio de conselheiros na feira no primeiro dia do evento e ficou entusiasmada com o que viu.

“Recebemos a visita de diversos gestores, interessados em nosso material de divulgação e em saber mais sobre a Fonoaudiologia. Percebi que a maioria tem consciência da importância da profissão para uma assistência de qualidade. Ou elogiavam a equipe de fonoaudiólogos com que já contam ou lamentavam ainda não ter o serviço em sua rede municipal, como o secretário de saúde de um município de difícil acesso no Acre. Mas estamos no caminho certo, marcando presença no Conasems e falando da Fonoaudiologia para quem administra a saúde pública em cada canto do país”, analisou Priscilla.

Conasems 2019.2A conselheira falou na Roda de Conversa oferecida pelo estande do Sistema de Conselhos sobre “Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador”, ressaltando a importância da notificação em Disfonia e PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) para políticas públicas em prevenção e reabilitação. A palestra contou com a participação de gestores e profissionais de equipes multidisciplinares, como funcionários de Piracanjuba, em Goiás.

“Falamos não só sobre a importância da notificação de agravos ao SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), mas também da importância da atuação do fonoaudiólogo na Saúde do Trabalhador, capacitando equipes do SUS, fazendo a vigilância dos ambientes de trabalho, entre outras funções”, completou.

Priscilla Galindo acredita que os Conselhos Federal e Regionais devem continuar sensibilizando cada vez mais gestores e profissionais de saúde de todas as esferas sobre o salto qualitativo no atendimento que representa a presença do fonoaudiólogo nas equipes SUS. “Nossa missão é essa: buscar expandir o número de fonoaudiólogos onde a quantidade desse profissional ainda não é suficiente, bem como conseguir abrir espaço onde ainda não tem fonoaudiólogo na ponta, atendendo a população. É dever dos Conselhos e direito do cidadão”, concluiu Priscilla Galindo.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 4 de julho de 2019

Fotos: Divulgação Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

Comentários estão fechados.