CREFONO1 e OAB-RJ: parceria em prol da Fonoaudiologia

Crefono, OAB, Imprensa Crefono menor

Um Grupo de Trabalho formado por diversas comissões do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro e Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro foi criado para aprofundar a discussão sobre a prática da Fonoaudiologia, tanto na área de Saúde quanto da Educação no estado. A decisão foi tomada dia 19 de outubro, em reunião com a presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1 -1700), a assessora de imprensa da 1ª Região, jornalista Rose Maria, os presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, e do Direito Sanitário e Saúde, Luiz Felipe Conde, além da representante da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente da Ordem, Caroline Bispo.

A ideia é debater em novembro, inclusive com  apresentação de estudos científicos e experiências exitosas em Fonoaudiologia, quais caminhos trilhar para garantir os serviços fonoaudiológicos à população, nas várias frentes de atuação profissional.

Entre as propostas já apresentadas no último dia 19 estão a elaboração de projeto de lei que regulamente a criação do cargo em órgãos públicos e contratação no âmbito estadual e municipal, publicação sobre a importância da Fonoaudiologia, a ser editada pela OAB-RJ, e audiência pública, envolvendo parlamentares, gestores e sociedade, sobre demandas e oferta de serviços fonoaudiológicos nos serviços públicos.

Lucia fala

“É uma questão social muito maior do que a mera criação de empregos. Políticas públicas estão sendo criadas através de leis, como Teste da Orelhinha e Teste da Linguinha, e a população precisa do profissional na ponta para que as leis sejam cumpridas e, identificando-se algum problema, o tratamento ou acompanhamento possa ser iniciado. Sem contar na melhora do atendimento em saúde e qualidade da educação com a contribuição da Fonoaudiologia”, explicou Lucia Provenzano.

Até o presente momento estão envolvidas no GT as Comissões da OAB-RJ de Educação, Saúde, Direito da Pessoa com Deficiência e Direito da Criança e do Adolescente, além das Comissões de Educação, Saúde, Diretoria e Divulgação do CREFONO1.

A próxima reunião foi agendada pela OAB-RJ para 30 de novembro.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Comentários estão fechados.