CREFONO1 lança a campanha Junho Vermelho

junho-vermelhoCelebrado no dia 14 de junho de cada ano, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade para agradecer aos doadores voluntários por esse presente que pode salvar vidas. Além disso, a data serve para conscientizar sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue para garantir que todos os indivíduos e comunidades tenham acesso a produtos sanguíneos acessíveis e seguros como parte integral da saúde universal. Sangue em estoque é um componente fundamental de sistemas de saúde eficazes.

Segundo a conselheira Alessandra Mattoso (CRFa 1-6475), que há anos faz doações regulares, o sangue doado demora sete dias para ser utilizado. “Portanto, é importante doar regularmente e não só para uma pessoa específica”, ensina.

O CREFONO1 lançou neste mês a campanha Junho Vermelho, que busca incentivar instituições de ensino e pessoas jurídicas a organizarem a coleta diretamente junto à sua comunidade, bem como os fonoaudiólogos a se tornarem doadores regulares. Ao doar sangue ou promover ações em seu local de trabalho, envie fotos com boa qualidade (mínimo de 300 DPI) para comissoes@crefono1.org.br para divulgação em nossas redes sociais.

Tema em 2019 – Sangue seguro para todos

Sangue seguroSegundo a Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS/OMS), o tema da campanha em 2019 é a doação de sangue e o acesso universal às transfusões seguras como elemento para alcançar a saúde universal. O slogan “Sangue seguro para todos” busca sensibilizar sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de atenção à saúde e a função essencial das doações voluntárias para a consecução da meta de saúde universal. Saiba mais sobre mensagens chave, o que fazer e acesse o pôster da campanha mundial aqui.

Confira a agenda de coletas externas do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) para junho. Há ações já agendadas a partir de 8 de junho em bairros do Rio de Janeiro como Campo Grande, Vila Isabel, Irajá, Méier, Saúde e Freguesia, bem como em outros municípios, como Magé e Maricá.

Para agendar uma coleta externa, solicite agendamento pelo telefone (21) 2333-3668 ou pelo e-mail coleta.externa@hemorio.rj.gov.br. Um profissional do Hemorio marca uma visita ao local para avaliar as instalações. Se houver espaço adequado para coleta, a ação é agendada e começa o processo de sensibilização do público alvo. Informe-se.

Para doar sangue, procure o Hemorio (Rua Frei Caneca, nº 8, Centro, Rio de Janeiro) todos os dias da semana, de 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados. Por questões de segurança, não será permitida a doação de sangue do doador acompanhado de menor de 12 anos. Veja outros serviços da Hemorrede do Estado do Rio de Janeiro onde você também pode doar sangue.

Conheça os requisitos, impeditivos e vantagens de ser um doador, segundo o Ministério da Saúde.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Ilustrações: Arkus e OPAS/OMS

Em 5 de junho de 2019

Comentários estão fechados.