CREFONO1 realiza fiscalização conjunta com Vigilância Sanitária no município do Rio

Fiscalização Subvisa 2A Comissão de Orientação e Fiscalização do CREFONO1 (COF-1ª Região) realizou nesta sexta-feira, 14 de junho, fiscalização conjunta com a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro (Subvisa) em estabelecimentos de comercialização de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI).  Participaram da ação a fiscal do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro, Mônica Maia (CRFa 1-2682) e a fiscal da Subvisa, Viviane Fontes (CRFa 1-8839).

A ação teve como objetivo verificar irregularidades que já haviam sido constatadas anteriormente em fiscalizações habituais do Conselho de Fonoaudiologia do Rio e que, se continuassem acontecendo, poderiam prejudicar a qualidade da assistência fonoaudiológica e o atendimento prestado à população. A fiscalização conjunta, portanto, reforça inspeções que vem sendo realizadas rotineiramente pelo CREFONO1 em empresas do setor, que visam zelar pelo bom exercício da profissão.

Foram visitadas duas empresas na zona Norte do Rio. Uma delas não tinha fonoaudiólogo como responsável técnico (RT), o que fere o artigo 4º da Resolução CFFa nº 533/2018. Já o segundo estabelecimento tinha RT, mas não apresentou sala exclusiva para atendimento individualizado ao usuário, nem prontuário para registro de atendimento e sua evolução, desrespeitando o Código de Ética da Fonoaudiologia e a Resolução CFFa nº 415/2012.

“A parceria com a Vigilância Sanitária visa melhorar a qualidade da prestação de serviços fonoaudiológicos à população”, ressaltou a fiscal Mônica Maia. A ação conjunta atende, também, a uma das metas do 12º Colegiado, que é firmar parceria com outros Conselhos Profissionais de Saúde e instituições em prol da melhoria da saúde no Estado do Rio de Janeiro.

É o CREFONO1 trabalhando para assegurar um bom atendimento à população e para garantir melhores condições de trabalho aos fonoaudiólogos.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação CREFONO1

Em 14 de junho de 2019

Comentários estão fechados.