Live debate orientações sobre o TEA em tempo de distanciamento social

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, em tempos de prevenção ao novo coronavírus, o 12º Colegiado do CREFONO1 promove na próxima sexta-feira, às 18h, transmissão ao vivo pelo Instagram (@crefono_1) sobre o Transtorno do Espectro Autista, com as conselheiras Carolina Carmo (CRFa 1-3347-6) e Marcela Alves (CRFa 1-13141), fonoaudiólogas que atuam na área, debatendo “TEA – Orientações em Tempo de Distanciamento Social”. Também post especial sobre o tema está disponível em nossas redes sociais para compartilhamento.

Segundo a conselheira Carolina Carmo, os casos de autismo na população não são raros. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) aponta uma estimativa de 1% da população nos Estados Unidos, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria. Não se sabe se tal taxa reflete a expansão dos critérios diagnósticos do DSM-IV, maior conscientização sobre o autismo, diferenças na metodologia dos estudos sobre o tema ou aumento real na frequência do transtorno.

No Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas. “Na contemporaneidade, acreditamos que a prevalência do TEA em nosso país esteja em torno de 70 casos para cada 100 mil habitantes, com maior frequência no sexo masculino”, completou Carolina Carmo.

No Brasil, a Lei nº 12.764/2012, mais conhecida como Lei Berenice Piana, criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e logo foi regulamentada pelo Decreto nº 8.368/2014, representando um grande avanço para os portadores de TEA e suas famílias.

Intervenções precoces nos transtornos do comportamento, cognitivo, da linguagem e da fala podem ajudar as crianças autistas a ganhar autonomia, habilidades sociais e de comunicação. A Fonoaudiologia tem muito a contribuir nesse sentido, já que o TEA engloba uma série de diferentes apresentações do quadro e, com ajuda especializada, é possível maior inclusão e desenvolvimento do indivíduo autista.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 2 de abril de 2020

Ilustração: Arkus

 

Comentários estão fechados.