A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está promovendo uma pesquisa em âmbito nacional com o objetivo de traçar o perfil de profissionais fonoaudiólogos especialistas na área de Motricidade Orofacial (MO). A iniciativa é coordenada pela fonoaudióloga Andréa Monteiro Correia Medeiros e conta com a parceria do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
O estudo irá colher informações de especialistas em MO como faixa etária, gênero, titulação, tempo de atuação, informações geográficas (local de atuação), além de reunir dados sobre os tipos de atuação (áreas de domínios, público atendido conforme faixa etária), condutas interdisciplinares e recursos utilizados por cada especialista em Motricidade Orofacial.
Ao aceitar participar da pesquisa da UFS, o profissional fonoaudiólogo precisará preencher um questionário on-line contendo questionamentos sobre o seu perfil profissional e atividades fonoaudiológicas em MO.
A participação de cada fonoaudiólogo é voluntária e, segundo a organizadora da pesquisa, irá possibilitar o reconhecimento das atuações profissionais dos especialistas em MO no Brasil, podendo contribuir para vislumbrar práticas e propostas de intervenção na área de motricidade. Ainda, irá promover uma fotografia da ciência fonoaudiológica na área de MO, o que poderá colaborar com o levantamento da realidade sobre a necessidade de padronização de novos instrumentos clínicos, incluindo um olhar atento para a formação profissional.
Participe da pesquisa acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSew7HM32gnjbuzPywA4CzbrE7IF54WoX-AzZdRZU4jFhhXsHw/viewform