Revalidação da Cédula de Identidade: fique atento ao prazo limite

Validação IdentidadePor determinação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), através da Resolução CFFa Nº 494/2016, os fonoaudiólogos precisam revalidar a Cédula de Identidade Profissional a cada 5 anos.

As cédulas de identidade profissionais expedidas antes de 31 de maio de 2012, que não possuem prazo de validade, permanecerão válidas somente até 30 de maio de 2017. Após essa data, será preciso revalidá-las. O prazo máximo de tolerância para o profissional requerer a revalidação da Cédula de Identidade Profissional será de 30 dias após o término do prazo, isto é, até 29 de junho de 2017.

Os profissionais que possuem Cédula de Identidade na qual já consta a data de validade, somente deverão requerer a revalidação após a expiração desse prazo, mediante o pagamento da taxa de revalidação.

A taxa para revalidação da Cédula de Identidade Profissional é de R$ 41,59. Serão dispensados do pagamento dessa taxa os profissionais inscritos até 31 de dezembro de 2011, apenas na primeira revalidação, como prevê a Resolução CFFa Nº 494, de 8 de abril de 2016.

A revalidação da Cédula de Identidade Profissional é condição de legitimidade do exercício da profissão e é obrigatória a todos os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, sob pena de responder às determinações legais vigentes.

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) esclarece que a revalidação da Cédula de Identidade está condicionada à regularidade financeira do profissional junto ao CRFa1, devendo ser solicitada por meio de requerimento dirigido ao Conselho Regional de Fonoaudiologia, pessoalmente ou  via correio. O requerimento está disponível no site do CREFONO1 (acesse aqui) e deverá ser acompanhado, obrigatoriamente, da seguinte documentação:

  1. Uma fotografia 3 x 4 cm, recente, com fundo branco, sem data, sem marcas, roupa de cor escura, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão fonoaudiológica;
  1. Comprovante de pagamento da taxa correspondente (a não ser os profissionais inscritos até 31 de dezembro de 2011, apenas na primeira revalidação);
  1. Cédula de Identidade Profissional original;
  1. Carteira Profissional original para as devidas anotações;
  1. Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG);
  1. Cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome, quando for o caso.

“A própria Resolução diz que a revalidação é obrigatória a todos os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia. Sem ela, o profissional passa a estar irregular junto ao seu Regional, o que o impedirá de exercer a profissão. Se for flagrado atuando com a cédula de identidade profissional vencida, o fonoaudiólogo poderá responder às determinações legais vigentes, que são multa e, em caso de não regularização da pendência, até cassação do registro profissional”, informou a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Lucia Provenzano (CRFa 1-1700).

O setor de Atendimento lembra que todas as informações sobre Registro profissional (registro principal ou secundário, revalidação de cédula, transferência, alteração de dados, 2ª via de documentos, reintegração de registro, baixa de registro e reembolso de pessoa física), bem como sobre Registro de empresas (novo registro de pessoa jurídica, revalidação de certificado, alteração contratual, substituição de RT, inclusão de QT, reativação de Registro, baixa de QT ou inatividade e baixa), podem ser acessadas na barra que está no alto desta página.

Testa site

Não se esqueça. A revalidação do seu documento de identidade profissional é fator de legitimidade para o exercício da profissão de fonoaudiólogo, como determinou o Conselho Federal de Fonoaudiologia. Portanto, não deixe para a última hora. Evite filas. Revalide sua cédula de identidade profissional o quanto antes.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Comentários estão fechados.