Seminário Fonoaudiologia no SUS busca melhoria dos serviços ofertados à população

Seminário SUS

Em uma iniciativa pioneira, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou dia 12 de agosto, em Brasília – DF, o seminário Fonoaudiologia no SUS. A abertura do evento contou com a participação do diretor da SGTES, Angelo D´Agostini, do coordenador geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde, Robson Pitanga e da presidente do CFFa, Bianca Queiroga.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet e pode ser acompanhado pelo computador, tablet ou celular.

Os discursos de abertura reafirmaram a importância do fonoaudiólogo para a saúde pública. Fato comprovado na fala do diretor Angelo D´Agostini, que confidenciou ter feito tratamento fonoaudiológico. “Vocês podem ter certeza que estou mais que convencido da importância dessa especialidade para a saúde, pois acredito que não existe trabalho em saúde sem a interface com todas as profissões”, ressaltou. O diretor ainda agradeceu e parabenizou a iniciativa da Fonoaudiologia em promover o debate, e disse que esse é um trabalho pioneiro na interlocução entre a profissão e a SGTES.

O coordenador geral Robson Pitanga justificou a ausência do secretário da SGTES e do ministro da Saúde em função de agenda apertada e reforçou a importância do debate. Robson informou, ainda, que o seminário vai resultar em um relatório executivo com a compilação dos debates e o levantamento do atual cenário do serviço fonoaudiológico prestado à população. O documento será enviado ao Ministério da Saúde para abrir um debate entre as partes.

Seminário SUS mesaA presidente do CFFa, Bianca Queiroga,  fechou a mesa de abertura, afirmando que o evento não era meramente corporativo, e que, para a Fonoaudiologia, representava um momento histórico de estreitamento entre o CFFa e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, visando ampliar e melhorar a oferta dos serviços fonoaudiológicos oferecidos à população.                                                                                                                                                                 A primeira mesa redonda (foto) debateu o tema “Formação do Fonoaudiólogo”, com as palestrantes  Regina Yu Shon Chun, Cecilia Bonini e Tâmara Guedes.

As apresentações dos palestrantes serão disponibilizadas para download, em breve, no site do CFFa.

Fonte: Ascom / CFFa

Comentários estão fechados.