V Jornada do UNIFLU analisa a Fonoaudiologia sob o aspecto multiprofissional

O Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) promoveu sua V Jornada de Fonoaudiologia no último sábado (9 de novembro), no campus de Campos dos Goytacazes, norte fluminense. O evento contou com a participação do CREFONO1 e teve como objetivo apresentar e difundir um pouco do trabalho do fonoaudiólogo, a partir de suas diversas áreas de atuação, numa perspectiva multiprofissional.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a reitora do UNIFLU, Inês Cabral; a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, Ilma Alessandra Cabral (CRFa 1-6327); a representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região, conselheira Viviane Fontes (CRFa 1-8839) e a professora Elizabeth Willians (CRFa 1-8077).

Ainda na mesa de abertura, Viviane Fontes apresentou uma curta e esclarecedora palestra sobre as atribuições e o papel do Conselho Regional de Fonoaudiologia, como fiscalizar o exercício da profissão, zelar pela prestação do serviço fonoaudiológico à sociedade, entre outras funções.

A primeira palestra abordou o tema “Atuação fonoaudiológica no implante coclear”, com a fonoaudióloga Thamires Bello (CRFa 2-14009-1). “Fitness mental – Práticas fonoaudiológicas de estimulação cognitiva”, com Renatha Poyares (CRFa 1-14276), foi o segundo assunto abordado. A fonoaudióloga Viviane Fontes apresentou o tema “Terapia assistida por cães: um recurso terapêutico nas atividades fonoaudiológicas”, que contou com a presença da cadela Nina. Fechando a jornada, a mesa redonda “A Multidisciplinaridade na intervenção dos Transtornos do Espectro Autista”, mediada pela fonoaudióloga Letícia Maia (CRFa 1-7338-6), reuniu Nathália Moriguti, neuropediatra; Mônica dos Santos, psicóloga; Sarah Cristina, musicoterapeuta  e Luciana Berto, fisioterapeuta e psicomotricista.

A cada intervalo, o público assistiu apresentações culturais, como a do acadêmico do 8º período, Leonardo Moraes (cantor) e da estudante do 6º período, Ana Landin (bailarina). O segundo período do curso de Fonoaudiologia fez uma apresentação musical em Libras (Língua Brasileira de Sinais).  E a turma do 8º período aproveitou a ocasião para se despedir dos colegas, momento de emoção que culminou com mais uma apresentação musical, desta vez com as formandas Alice Pires, Bianca Gomes, Fernanda França, entre outras.

“Os alunos e a coordenadora Ilma estão de parabéns pela organização e excelente qualidade do evento. Foi um grande prazer participar da mesa de abertura e assistir a belas apresentações dos estudantes nos intervalos entre as palestras, com performances de dança, canto, música e canto coral. Além disso, participar também como palestrante, compartilhando a experiência sobre terapia assistida por animais e apresentar Nina (cão terapeuta) no auditório do UNIFLU foi uma experiência única, principalmente pela surpresa e alegria com a presença dela”, disse Viviane Fontes.

 

Por Rose Maria S. Alves , Assessoria de Imprensa

Em 11 de novembro de 2019

Fotos: Divulgação CREFONO1, Divulgação UNIFLU

Comentários estão fechados.