Fonoaudiologia participa da I Convisa-Rio

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizou, de 6 a 8 de agosto, a primeira edição da Convisa Rio – Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro. A Fonoaudiologia participou do encontro técnico-científico, que apresentou temas inovadores voltados aos desafios das ações de prevenção aos riscos sanitários, servindo também para a divulgação de projetos da área desenvolvidos pelo município.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, a conferência aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, com palestrantes de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro e de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Com debates motivados por 56 palestras nas 16 mesas-redondas dos três dias, o evento disponibilizou 30% das 500 vagas para a capacitação de servidores. Entre os participantes, representantes dos setores regulados e relacionados (shoppings e lojas de departamentos), pesquisadores, acadêmicos, órgãos fiscalizadores, técnicos da Vigilância, gestores e outros profissionais da área.

Novas tecnologias e sustentabilidade, eventos de massa, zoonoses, desburocratização na fiscalização e desafios na prevenção de riscos à saúde pública foram alguns dos temas que nortearam a conferência que, a partir da troca de expertises, debateu o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade sem comprometimento à saúde pública.

A presidente da Comissão de Saúde do CREFONO1, Simone Braga (CRFa 1-7537), integrou a Comissão Organizadora do Convisa Rio e mediou a mesa redonda “Reprocessamento de Produtos para a Saúde”, com as enfermeiras Maria Virgínia Godoy e Geisa Davel.

Simone Braga, à esquerda, e as duas palestrantes da mesa sobre Reprocessamento de produtos para a Saúde
Simone Braga, à esquerda, e as duas palestrantes da mesa sobre Reprocessamento de produtos para a Saúde

“Comecei na Vigilância Sanitária Municipal em 1999, quando assumi o cargo de fonoaudióloga. Desde então trabalho como membro de uma equipe multiprofissional, seja enquanto fiscal de ponta, seja como gestora há quase 10 anos da equipe dedicada aos estabelecimentos de saúde. A Fonoaudiologia sempre norteou meu trabalho e a experiência na Vigilância Sanitária só vem ampliar minha atuação profissional”, ressaltou Simone Braga.

Já a conselheira Viviane Fontes (CRFa 1-8839) foi uma das palestrantes na mesa redonda “Terapia Assistida por Animais ou Pet Terapia”, ao lado de Carla Souza Behr Pitoli, gerente de projetos do Hospital Albert Einstein e de Cristiane Blanco, presidente do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa). Viviane falou sobre “Terapia Assistida por cães: um recurso terapêutico nas atividades fonoaudiológicas”. Veja um resumo da palestra aqui.

Convisa palestra Viviane 2

Segundo Viviane Fontes, o tema é novo no Rio de Janeiro, mas em São Paulo já é bastante difundido. “Registramos uma grande procura e tínhamos na plateia profissionais de saúde humana e veterinários. O auditório estava bem cheio”, comemorou Viviane.

Ela disse que a conferência, que deve se repetir em agosto de 2020, foi um momento rico de troca de experiências e novos olhares sobre a Vigilância Sanitária. “A Subvisa-Rio tem profissionais de diversas formações, como enfermeiro, fonoaudiólogo, biólogo, farmacêutico, dentista, médico, veterinário e nutricionista. A Fonoaudiologia vem ganhando seu espaço na Vigilância Sanitária, agregando seu olhar específico na equipe multidisciplinar”, concluiu Viviane Fontes.

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em 12 de agosto de 2019

Comentários estão fechados.