Home Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes





Serviços:

Como solicito a revalidação de cédula?

As informações sobre como requerer a revalidação estão em:

https://crefono1.org.br/revalidacao-de-cedula-cartao/ 

Como solicito 2ª. via de documentos?

As informações sobre como requerer a 2ª. VIA DE DOCUMENTOS estão em  

https://crefono1.org.br/registro-profissional/2a-via-de-documentos/ 

Como solicito o registro profissional?

As informações sobre como requerer o registro profissional estão em

https://crefono1.org.br/registro-profissional/registro-principal/ .  

Como solicito a transferência do meu registro profissional?

As informações sobre como requerer a transferência estão em 

https://crefono1.org.br/registro-profissional/transferencia-de-registro/ 

Como solicito a baixa do meu registro profissional?

As informações sobre como requerer a baixa do registro profissional estão em 

https://crefono1.org.br/registro-profissional/baixa-de-registro-de-pessoa-fisica/

Como solicito registro de Pessoa Jurídica(PJ)?

As informações sobre como requerer o NOVO REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA estão em

https://crefono1.org.br/registro-empresas/novo-registro-de-pessoa-juridica/ 

Como solicito a revalidação de certificado?

As informações sobre como requerer o REVALIDAÇÃO DE CERTIFICADO estão em

https://crefono1.org.br/registro-empresas/revalidacao-de-certificado/ 

Como solicito a substituição de responsável técnico?

As informações sobre como requerer o  SUBSTITUIÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO estão em

https://crefono1.org.br/registro-empresas/substituicao-de-responsavel-tecnico/ 

Como solicito a reintegração do meu registro?

As informações sobre como requerer a REINTEGRAÇÃO estão em https://crefono1.org.br/registro-profissional/reintegracao-de-registro/ 

Documentos:

Como solicitar qualquer documento sem ir ao Conselho?

É possível requerer os documentos via Sistemas Online, pessoalmente, comparecendo na sede ou subsede do Conselho e por e-mail, devendo o requerimento ser enviado para contato@crefono1.org.br, sem ter necessidade de comparecer na sede ou subsede do Rio.

Mas é importante ter atenção aos seguintes pontos obrigatórios para que a foto e assinatura sejam validados e aprovados:

FOTO: 

– O formato é 3X4. Ou seja, apenas o seu rosto deve aparecer, exatamente como no exemplo da imagem. 

– O fundo tem que ser branco sem data ou borda. 

– O fonoaudiólogo deve estar sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como sem camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão; 

– *Só são aceitos no sistema arquivos no formato de imagem JPG ou JPEG.* 

– A resolução mínima é 480 x 619 pixels. Essa informação aparece nas configurações do seu arquivo. É só clicar nele e verificar as propriedades. 

– Não pode ser “foto da foto”. É necessário digitalizar a imagem usando um scanner ou aplicativos no celular específicos para isso como:  Genius Scan, CamScanner ou  Handy Scanner. 

ASSINATURA:  

– Use apenas caneta na cor preta. 

– Não rasure. 

– Não rabisque nas linhas do quadro da assinatura. 

– Não fotografe o documento. 

O requerimento preenchido não pode ter rasuras e deve ser assinado com caneta esferográfica de tinta na cor preta como no documento de identidade. 

O nome precisa estar nítido. Por isso, no quadro específico da assinatura, escreva no centro e não encoste nas linhas.  

Em caso de dúvidas, consulte a página completa com as informações sobre Registro Profissional 

Quais são as etapas para solicitar o meu cartão de identificação profissional?

Depois que o seu requerimento for protocolado em nosso sistema,  o profissional receberá um e-mail para efetuar o pagamento da taxa de revalidação.  

Seu requerimento, então, será processado e, quando o cartão ficar pronto, é enviado um novo e-mail dizendo que o cartão foi enviado pelos Correios. 

O prazo total é de 45 dias úteis.  

Quando vou receber o boleto com a taxa do serviço que solicitei a anuidade?

Prezada senhora, somente após o protocolo do requerimento de registro em nosso sistema é que são emitidos os boletos para pagamento da taxa respectiva e da anuidade. 

Quanto tempo leva para o Conselho processar o pagamento que fiz?

A baixa do pagamento em nosso sistema ocorre no prazo de 24 a 48 horas após a data efetiva da quitação. 

O que acontece depois que envio os meus documentos para o Conselho?

O boleto para pagamento da taxa respectiva será enviado por e-mail tão logo o requerimento seja protocolado pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região.  

O prazo para conclusão é de 30 a 60 dias úteis a partir da data do recebimento do requerimento enviado por e-mail.  Neste período, aguarde. Caso tenha passado o prazo e não tenha recebido o boleto, envie mensagem para contato@crefono1.org.br ou fale conosco por telefone ou WhatsApp. 

WhatsApp: (21) 95905-6377 

Telefone: (21) 2533-2916 

Subsede – Campos dos Goytacazes 

Telefone fixo: (22) 2724-2881  

Verifique sempre a caixa de SPAM/lixo eletrônico.  

Posso enviar os documentos e o requerimento por correspondência?

O requerimento e os documentos poderão ser enviados pelo correio, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), para o seguinte endereço:  

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 1ª. REGIÃO 

RUA ÁLVARO ALVIM, 21 / 5º ANDAR – CENTRO 

CEP: 20031-010 / RIO DE JANEIRO – RJ 

O que faço se não conseguir enviar os documentos em boa qualidade por e-mail?

Devido à baixa qualidade da digitalização dos documentos, e tendo em vista o novo formato do cartão de identidade, estamos solicitando que os profissionais agendem a entrega dos documentos pessoalmente ou os envie pelos correios, para o seguinte endereço:  

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 1ª. REGIÃO 

RUA ÁLVARO ALVIM, 21 / 5º ANDAR – CENTRO 

CEP: 20031-010 / RIO DE JANEIRO – RJ 

Como regularizo a minha situação financeira com o Conselho?

Encaminhe o seu comprovante de pagamento para o e-mail compras-cobranca@crefono1.org.br, para solicitar a regularização do seu cadastro financeiro. 

Quanto tempo leva para o meu e-mail ser alterado no sistema, após a solicitação?

Dentro de 24 horas já é possível acessar o seu cadastro na página deste Conselho utilizando o novo e-mail. 

Como posso receber a declaração de regularidade?

É possível emitir sua declaração de regularidade a qualquer hora em nosso site, na área Serviços Online.

Se estiver acessando pelo smartphone e estiver com dificuldades para emitir, tente primeiro reiniciar o aparelho.

Se estiver acessando pelo computador ou notebook e estiver com dificuldades para emitir, faça a atualização do navegador pressionando a tecla F do seu teclado.

Caso ainda assim esteja com problemas para acessar ao sistema com seu login e senha, é possível solicitar declaração por e-mail: contato@crefono1.org.br. Porém, é necessário aguardar o retorno da equipe

Quando posso solicitar uma segunda via do Cartão de Identificação Profissional?

O profissional deve requerer a segunda via do Cartão de Identificação Profissional em casos de extravio, furto, roubo, inutilização do original, alteração do nome ou inclusão do nome social. Somente diante de um desses fatos é que se pode requerer a segunda via.  

Qual é o valor para emitir segunda via da minha cédula?

O valor da taxa para a emissão da segunda via é de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).

Qual é o prazo para a emissão da renovação do certificado da minha empresa?

O prazo para a emissão da renovação do certificado é  de 30 a 60 dias. 

Caso não tenha ocorrido qualquer alteração nos dados cadastrais dessa empresa, a revalidação do certificado pode ser feita através do FONO 24 HORAS, no site: www.crefono1.gov.br 

Como recebo o meu cartão de identificação depois que fica pronto?

Seguindo a nova sistemática adotada pela atual Diretoria do 13º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, não é necessário agendar a retirada do cartão na sede ou na subsede. Assim que o cartão fica pronto,  ele é enviado pelos correios para o endereço que consta cadastrado em nosso sistema. 

Os profissionais recebem um e-mail informando que o cartão está a caminho.   

Lembramos que a sua carteira de identidade de fonoaudiólogo, no formato digital, poderá ser baixada no aplicativo COMPROVA, da Casa da Moeda do Brasil, disponível na versão para Android e iOS.  

Como retiro o meu documento no Conselho?

Após receber o e-mail de confirmação informando que os seus documentos de Pessoa Física se encontram prontos para retirada, você deve agendar a retirada usando o seu número de registro 

Para agendar o atendimento, basta entrar na página www.crefono1.gov.br, clicar no botão “Agendar Atendimento”, acessar a sua inscrição e, no menu à esquerda, escolher a opção  correspondente para selecionar o mês, o dia, o horário e o local para ser atendida. 

Por que tenho que agendar o atendimento para retirar os meus documentos?

A documentação é arquivada em uma empresa especializada na guarda de documentos. Para que estes estejam disponíveis na sede ou subsede, é necessário o agendamento prévio para que a empresa possa entregar a documentação com antecedência no lugar que você preferir.  

Como faço para emitir o boleto da Anuidade?

Basta seguir os seguintes passos: 

1) Acesse o site www.crefono1.org.br

2) *Clique na imagem “Emissão de Boletos”*, localizada no canto direito da página. Uma nova página será aberta para acessar a sua inscrição;

3) Nessa nova página, *digite o NÚMERO DA INSCRIÇÃO ou CPF e a sua senha*. Após, clique no botão “Entrar”;

4) Depois de acessar a sua inscrição, *clique no botão débitos dentro do quadrado de situação financeira”* que se encontra na coluna direita e aguarde o carregamento da página;

5) Selecione o débito desejado e faça a emissão do boleto correspondente.

7) Aguarde o carregamento da página e em seguida salve o arquivo do boleto em seu computador, para posterior impressão, ou copie os dados dos números digitáveis do boleto para pagamento através da internet.    

Como posso acompanhar a situação do meu protocolo?

Em breve este procedimento estará disponível.

Como acompanho a inscrição do meu primeiro registro?

Para acompanhar a inscrição de *primeiro registro*, siga os seguintes passos:

Acesse a área de pré-registro com seu login e senha para obter as informações sobre o andamento da sua solicitação. Não esqueça de estar atento aos e-mails, já que caso ocorra alguma pendência informaremos por este canal.

Como emito a certidão de responsabilidade técnica?

Siga os seguintes passos:

Procedimentos no Serviços Online

Acesse o Serviços Online pelo LOGIN

1º Digitar o CPF ou CNPJ
2º Digitar a senha, cadastrada no PRIMEIRO ACESSO
3º Clicar em NÃO SOU ROBÔ
4º Clicar em LOGIN

Na página inicial você terá acesso aos seus:

  • Dados cadastrais
  • Financeiro: boletos e parcelamentos
  • Processos em andamento
  • Requerimentos e Declarações

 

Na página de requerimentos, selecione o que deseja e preencha as informações solicitadas. Ao final do processo será gerado um número de protocolo e o requerimento será entregue diretamente via sistema.

Como consigo os dados de empresas e profissionais cadastrados no Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1º região?

Devido a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18), o Conselho não está autorizado a compartilhar dados pessoais como nome, endereço, contatos ou números de documentos de qualquer pessoa em conformidade com a privacidade e proteção de informações.

Por isso, recomendamos que solicitem aos funcionários entrem em contato para verificarem a situação com o Conselho e informem a empresa.

Como consigo a Certidão de Regularidade (Nada Consta)?

Siga o seguinte passo a passo:

Acesse o Serviços Online pelo LOGIN

1º Digitar o CPF ou CNPJ
2º Digitar a senha, cadastrada no PRIMEIRO ACESSO
3º Clicar em NÃO SOU ROBÔ
4º Clicar em LOGIN

Na página inicial você terá acesso aos seus:

  • Dados cadastrais
  • Financeiro: boletos e parcelamentos
  • Processos em andamento
  • Requerimentos e Declarações

Na página de requerimentos, selecione o que deseja e preencha as informações solicitadas. Ao final do processo será gerado um número de protocolo e o requerimento será entregue diretamente via sistema.

LINK: https://crfa-rj.implanta.net.br/servicosonline/

Outra pessoa pode retirar o meu cartão profissional?

Para que o seu cartão profissional seja retirado por outra pessoa, é necessário enviar um e-mail para diretoria@crefono1.org.br solicitando a autorização da retirada.  

Envie os dados pessoais do solicitante e de quem irá realizar a retirada. No dia agendado, a pessoa autorizada deverá levar o documento de identificação e o e-mail autorizado impresso. 

A retirada por terceiros não é válida para a cédula de identidade profissional. 

Sobre o Conselho

Qual é o endereço da sede?

Rua Álvaro Alvim, 21 / 5º andar – Centro – Rio de Janeiro.  

Qual é o endereço da subsede?

A Subsede está localizada na rua Dr. Siqueira, 139 – Parque Tamandaré, Edifício Lumina, sala 712. 

Como entro em contato com o Conselho?

Caso precise de algum serviço ou falar com o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, entre em contato das seguintes formas:

Atendimento presencial: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Telefone da Sede – Centro: (21) 2533-2916. 

Telefone da Subsede – Campos dos Goytacazes: (22) 2724-2881 

WhatsApp:  (21) 95905-6377
E-mail: contato@crefono1.org.br. 

Cadastro no Site:

Como me cadastro no Serviços Online?

Para fonoaudiólogos ou pessoa física que já possuem registro neste Conselho

  1. Digite o CPF ou CNPJ
  2. Clicar em NÃO SOU ROBÔ
  3. Clicar em CADASTRAR

Na próxima tela, confirme seus dados pessoais:

Importante: Caso seus dados estejam desatualizados, entre em contato com o Conselho para atualização cadastral.

 

Cadastre uma senha, com pelo menos:

  • 8 caracteres;
  • Uma letra maiúscula;
  • Uma letra minúscula;
  • Um número; e,
  • Um caractere especial, exemplo:$?@.

Será encaminhado um e-mail para validar o cadastro.
Para validar clique no link encaminhado para seu e-mail.

Pronto! Agora é só clicar em OK para ser direcionado a página de LOGIN do Serviços Online.

LINK: https://crfa-rj.implanta.net.br/servicosonline/

Esqueci a senha para acessar o Serviços Online e não recebo a nova por e-mail. O que faço?

É necessário verificar se o e-mail está cadastrado corretamente. Neste caso, envie um e-mail para contato@crefono1.org.br para que nossos funcionários possam analisar a situação.

Orientação e Fiscalização:

Como tenho acesso às informações sobre pisos salariais e aos direitos trabalhistas do fonoaudiólogo?

Neste caso, consulte o SINFERJ – SINDICATO DOS FONOAUDIÓLOGOS DO RIO DE JANEIRO, através do e-mail sinferj@yahoo.com.br, para obter as informações que deseja.

Quem é o responsável por validar as graduações de fonoaudiologia?

O CFFa não detém competência legal para autorizar ou reconhecer cursos de graduação de Fonoaudiologia, sendo essa uma atribuição MEC, conforme explicitado. Para verificar os cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC, acesse o link: http://emec.mec.gov.br/ 

O que acontece se me formei em uma faculdade EAD?

Os CRFas não podem deixar de registrar os profissionais formados em cursos de graduação EaD que estejam regulares no MEC. Portanto, o CRFa registra os egressos de cursos aprovados e reconhecidos pelo MEC, em obediência à legislação em vigor.   

Como faço uma denúncia?

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª região apura faltas disciplinares e infrações à Lei nº 6965/1981, ao Decreto Federal nº 87.218/1982, ao Código de Ética da Fonoaudiologia e às Resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia.  

As denúncias podem ser anônimas ou identificadas, mas precisam ser registradas por e-mail, correios ou pessoalmente para que nossa área de fiscalização possa apurar e tomar as devidas providências.  

Veja aqui: https://crefono1.org.br/denuncie-aqui/  

Por isso, as redes sociais não são canais para isso. Não adianta enviar por mensagem por lá ou marcar o perfil do Conselho para fazer denúncias. Apenas podemos notificar e fiscalizar os casos que acontecem no Estado do Rio de Janeiro. Exerça seu dever e denuncie qualquer atividade profissional suspeita que aconteça no Rio de Janeiro e zele por sua profissão. 

Divulgação:

Como solicito material de divulgação impresso?

Temos alguns materiais disponíveis para pronta entrega já impressos para o uso de fonoaudiólogos. Porém, nem todos temos em grande quantidade ou estão liberados para retirada imediata. Alguns estão desatualizados, por exemplo.

Dessa forma, para mantermos a organização e prezarmos pela qualidade das informações oficiais que circulam, precisamos da colaboração de todos seguindo os seguintes procedimentos:

1 – Mensalmente, deixaremos na recepção uma quantidade específica de materiais na sede do Centro para campanhas vigentes daquela época.

Dessa forma, esses materiais já foram revisados, aprovados e contabilizados no estoque. Por isso, podem ser entregues livremente.

2 – Caso o profissional solicite um material que não é o que está disponível na recepção para retirada livre naquele mês, de outra campanha, é necessário enviar um e-mail para imprensa@crefono1.org.br especificando qual é o material desejado.  Dessa forma, a assessoria de imprensa avaliará a disponibilidade no estoque ou solicitará para o Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Neste caso, as orientações serão enviadas por e-mail diretamente para o profissional, que precisará agendar a retirada com a assessoria de imprensa.

Lembramos que não temos a mesma quantidade de materiais para todas as campanhas.

Como posso divulgar um evento ou meu trabalho nos meios de comunicação do Conselho?

Envie as informações para imprensa@crefono1.org.br junto com seu nome completo e número de registro ativo.  Assim, a Comissão de Divulgação vai avaliar.  

Como posso divulgar vagas de emprego?

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região é um órgão de orientação e fiscalização da atuação profissional. Por isso, não divulgamos vagas de emprego em nossos meios de comunicação atualmente.  

Comentários estão fechados.