Definição
O profissional deverá requerer segunda via do Cartão de Identificação Profissional, em casos de extravio, furto, roubo, inutilização do original, alteração do nome ou inclusão do nome social.
Documentos necessários
- FOTO: 3X4, recente, com fundo branco, centralizada e de frente. Sem data, sem marcas, sem óculos de sol ou grau. Sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, sem camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com dignidade da profissão fonoaudiológica. Exemplo de Foto (Clique Aqui)
- Foto da assinatura: Em papel branco, com caneta esferográfica de tinta na cor preta e conforme documento de identidade apresentado. Obs.: A assinatura não deve estar sobre uma linha. Exemplo de Assinatura (Clique Aqui)
- Certidão de casamento ou óbito do cônjuge ou averbação de divórcio ou de alteração de nome, quando for o caso.
- Documento oficial de identificação: Com foto e nº do Registro Geral (RG, CNH etc.). Na hipótese de o documento apresentado não constar a naturalidade, será necessário apresentar também a cópia da certidão de nascimento. Ou se, não constar o nº do CPF, será necessário a apresentação da cópia do CPF.
- Preencher Formulário Requerimento de Registro no FONO24H
- Cópia do boletim de ocorrência ou da declaração de veracidade das informações, em caso de extravio, furto, ou roubo dos documentos de identidade profissional, quando for o caso;
Formas de solicitação
- No FONO24H.
- Pessoalmente, comparecendo com os documentos necessários na Sede ou Subsede do Conselho.
- A Carteira será enviada por correspondência com AR e o aviso de encaminhamento por e-mail. No caso de retirada da CIP na Sede ou subsede, Portadores devem apresentar autorização assinada pelo requerente, contendo nome e RG da pessoa autorizada a retirar a CIP.
Procedimentos no FONO24H
Acesse o LOGIN dos FONO24H:
Após logado, clique em REQUERIMENTOS e selecione a opção 2ª VIA DE CARTÃO.
Siga o passo a passo da tela e adicione os documentos exigidos.
Após concluir o processo, o sistema gerará o boleto da taxa para pagamento, necessário para andamento do processo.
O prazo para finalização de processo é de até 45 dias úteis após entrega completa e correta dos documentos, bem como a efetivação do pagamento.
Ao fim do processo o cartão profissional será encaminhado por correio para o endereço de correspondência registrado no sistema ou disponibilizado para retirada pessoalmente por parte do profissional ou quem por ele indicado.