Fonoaudiologia presente na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

Cenário do local da 7ª Conferência no início da tarde anterior à abertura do encontro
Cenário do local da 7ª Conferência no início da tarde anterior à abertura do encontro

Começa amanhã (1º) a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. De 1 a 4 de outubro, delegados, participantes livres e convidados se reúnem no Maracanãzinho, zona norte do Rio, para, juntos, avaliar a situação da saúde no Estado, definir diretrizes para garantia da saúde e a participação da comunidade no fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sob o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a 7ª Conferência Estadual de Saúde é etapa prévia para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, de 1 a 4 de dezembro de 2015.

Os eixos temáticos serão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado. Desse encontro sairão os delegados que representarão o Estado do Rio de Janeiro na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A conselheira Rosangela Mendonça (CRFa 1 – 2811), representante da Fonoaudiologia junto ao Conselho Estadual de Saúde RJ, participa como delegada da etapa estadual, bem como Sheila Marino (CRFa 1-6147) e Cristiane Mattos (CRFa 1- 11411), respectivamente presidente e diretora do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro (Sinferj). A fonoaudióloga Joyce Forte (CRFa 1- 11515) está inscrita como participante livre e as conselheiras Lucia Provenzano (CRFa 1 -1700), presidente do CREFONO1, Vanessa Jurelevicius (CRFa 1-11196), da Comissão de Saúde, bem como Maria Aparecida Pio de Abreu (CRFa 1-4317), participam como convidadas da etapa estadual.

“Vamos nos reunir amanhã (1º) para traçar planos e estratégias conjuntas de ação. Vamos distribuir o livreto “Contribuição da Fonoaudiologia para o Avanço do SUS” e as Reivindicações da Fonoaudiologia para todos os participantes e buscar avançar para que a Fonoaudiologia possa garantir melhor atendimento e integralidade da saúde para a população”, afirmou Rosangela Mendonça.

 

Acesse a programação da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Acesse o hotsite da 7ª Conferência Estadual de Saúde RJ.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Foto: CES-RJ

Comentários estão fechados.