O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia realiza mais uma edição da Campanha Nacional de Fonoaudiologia Educacional para comemorar o Dia Internacional da Educação – 28 de abril. Em 2016, o foco da campanha é o próprio fonoaudiólogo, para que o profissional se aproprie de seu espaço no ambiente escolar, valorizando o seu papel para a melhoria do processo educativo.
A presidente da Comissão de Educação do CFFa, Mônica Petit Madrid (CRFa2-6324), reitera que o trabalho do fonoaudiólogo educacional, imprescindível na totalidade do ambiente escolar, seja junto à equipe pedagógica e pais.
As ações de conscientização sobre a importância do papel do profissional na educação devem acontecer durante todo o ano letivo, e os materiais de divulgação podem ser acessados aqui ou solicitados ao CREFONO1 por e-mail.
Os Conselhos Regionais estão juntos nessa campanha e vão dialogar diretamente com o fonoaudiólogo educacional para reforçar a importância de sua atuação. Por isso, o tema #FonoEducacionalOcupeSeuEspaço deve ser marcado em todas as publicações e divulgações dos materiais nas redes sociais.
A presidente da Comissão de Educação do CREFONO1, Andrea Michaela Leal (CRFa1-8182), informou que o CREFONO1 programa para 23 de maio o Fórum de Fonoaudiologia Educacional, de 18h às 20h, na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro (Rua Álvaro Alvim, nº 21, 5º andar, Cinelândia, Centro). “A fonoaudióloga Clélia Argolo Estill (CRFa 1-636), diretora da Associação Nacional de Dislexia (AND) e há 50 anos atuando na Fonoaudiologia, é nossa convidada para falar sobre o Panorama da Fonoaudiologia Educacional no estado. A Comissão de Educação também apresentará aos participantes o Guia Norteador da Atuação do Fonoaudiólogo Educacional, nova publicação do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, que será distribuída aos interessados na ocasião”, explicou Andrea Michaela Leal.
A conselheira do CREFONO1 ressaltou que o documento norteador, organizado pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, é importante recurso para fornecer parâmetros para ações na área de competência da atuação do fonoaudiólogo educacional. “Produzimos esse documento buscando referências na legislação, políticas e programas vigentes”, completou.
Inscreva-se agora mesmo para participar de mais um Fórum de Debates do CREFONO1 pelo comissoes@crefono1.org.br, identificando a mensagem no campo “Assunto” com “Fórum Fonoaudiologia Educacional” e informando no corpo do e-mail seu nome completo, registro profissional e telefone de contato. Estudantes também podem participar, citando no corpo da mensagem, além do nome completo e telefone, a instituição de ensino e o período em curso.
Os interessados em adquirir o material de apoio da campanha devem solicitá-lo com antecedência pelo comissoes@crefono1.org.br, com a identificação “Material Fono Educacional 2016” em “Assunto” e descrevendo no corpo da mensagem a atividade que pretendem desenvolver, local da ação e expectativa de público.
Participe!
Acesse os materiais de apoio da campanha deste ano aqui, em Campanha de Fonoaudiologia Educacional 2016.
Rose Maria – Assessoria de Imprensa