No Dia Mundial Sem Tabaco, Inca apresenta estudo sobre ambiente livre de cigarro e mortalidade infantil

Anti tabagismo 2019 2Conscientizar sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre saúde pulmonar, do câncer à doença respiratória crônica, além da importância dos pulmões na saúde geral das pessoas. Estes são os principais objetivos da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), cujo tema este ano é “Tabaco e Saúde Pulmonar”.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o responsável por sua divulgação e comemoração de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela OMS.

Assim, o Inca promove nesta sexta-feira (31), no prédio-sede, na Praça da Cruz Vermelha, Centro do Rio de Janeiro, às 10h30, uma solenidade alusiva à data, com apresentação de estudo acerca de ambientes livres de cigarro e mortalidade infantil, comparando estados com e sem o dispositivo legal, antes da promulgação da Lei Federal nº 12.546/2011. É aguardada a presença do ministro da Saúde no evento.

O estudo é resultado de parceria do Inca com o Imperial College London.

Ainda no dia 31 de maio, o Instituto promove o debate “Tabaco e Saúde Pulmonar” entre autoridades de saúde do Inca e de outros órgãos. O debate será mediado pela jornalista Rosayne Macedo.

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência de nicotina. Estima-se que R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e redução de produtividade e 156.216 mortes anuais – principalmente, o câncer – poderiam ser evitadas.

“Sem dúvida, o Dia Mundial Sem Tabaco é importante, já que o tabaco é o maior fator de risco para o câncer. A Fonoaudiologia do Inca apoia a campanha e já prepara ações específicas para o Julho Verde, voltado para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço”, informou Andressa Freitas (CRFa 1-11384), da Fonoaudiologia do Instituto.

Saiba mais sobre o Dia Mundial Sem Tabaco.

Conheça os materiais de divulgação da campanha no Brasil em 2019.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Em 30 de maio de 2019

Ilustração: Arkus

Comentários estão fechados.