Olhar atento sobre o desenvolvimento da linguagem

Renata Ferreira 1O CREFONO1 lançou no início de 2019 o Manual de Observação da Comunicação Social, fruto de parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro. O manual foi elaborado pela fonoaudióloga Katia Badin (CRFa 1-4939), com direitos cedidos ao CREFONO1. O Regional é o responsável pela realização do projeto, em parceria com a CDPD/OAB-RJ, e o objetivo é propiciar o empoderamento da sociedade para um olhar cuidadoso e atento às fases do desenvolvimento infantil.

Desde o lançamento do Manual, em 22 de março, oficinas de capacitação foram realizadas, envolvendo fonoaudiólogos interessados na implementação do projeto em seus locais de trabalho, principalmente aqueles que atuam no serviço público.

Agentes comunitários de saúde e usuários no ISNF/UFF

 Assim, a fonoaudióloga Tatiana Bagetti (CRFa 1-8319-3) levou a publicação para o 4º Encontro dos ACS no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, ligado ao campus da Universidade Federal Fluminense na localidade, e conversou sobre “O que devemos saber sobre desenvolvimento da Linguagem na Infância” com 70 agentes comunitários de saúde e usuários do SUS. A iniciativa envolveu as acadêmicas Hellen Silva, Bruna Dias e Paloma Ferreira.

Já a fonoaudióloga Renata Ferreira (CRFa 1-10993) percorreu as 12 Unidades Básicas de Saúde de Casimiro de Abreu, no interior do estado, levando o Manual de Observação da Comunicação Social aos profissionais de saúde e usuários. “Levei o manual ao Saúde Itinerante, que percorre bairros distantes do centro do município e ao CRAS de Casimiro de Abreu. No hospital municipal, dei palestras para gestantes e comunidade em geral. Esse trabalho é fundamental para que as futuras mamães comecem a prestar atenção nas alterações”, conta.

Renata Ferreira 7.1
Renata Ferreira em uma de suas palestras, em Casimiro de Abreu

Renata Ferreira vem desenvolvendo o trabalho há dois meses e já distribuiu mais de 200 manuais. Como o estoque praticamente acabou, voltou a solicitar exemplares ao CREFONO1. “Estou muito satisfeita com os resultados dessa ação. Em Casimiro de Abreu, as pessoas tem uma necessidade muito grande da Fonoaudiologia. Somos poucas para atender toda a população. Então, não podemos perder a oportunidade de esclarecer dúvidas das mães e dos cuidadores ou profissionais que lidam com as crianças”, ressaltou.

Para solicitar a retirada do Manual de Observação da Comunicação Social ou mesmo a realização de nova oficina de capacitação para implementação do projeto em seu local de trabalho, envie mensagem para comissoes@crefono1.org.br, citando nome completo e registro profissional.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Fotos cedidas pelos profissionais

Em 9 de agosto de 2019

Comentários estão fechados.