Em matéria publicada no jornal O Globo, no dia 12 de maio, a Dra. Roberta Martinelli, coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e criadora do Teste da Linguinha que se tornou um modelo mundial, destacou o avanço dos estudos e pesquisas científicas em torno das ações de promoção da amamentação, considerando a importante participação dos movimentos da língua para a extração do leite. O teste também auxilia decisivamente no diagnóstico de muitos casos indicados para frenotomia lingual, que anteriormente eram subnotificados.
O método é criticado por pediatras na notícia.
Como em todas as questões de saúde, é importante o correto direcionamento do diagnóstico da língua presa por profissionais especializados, sendo o Fonoaudiólogo o profissional que tem profundo conhecimento das funções orofaciais para a realização do teste, diagnóstico e indicação para a frenotomia, quando há limitação dos movimentos da língua.
- Leia a matéria completa aqui: http://glo.bo/39eCWem
- Acesse o site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para saber mais sobre os impactos da língua presa e as indicações corretas para diagnóstico e tratamento: https://www.sbfa.org.br/