20 de março – Dia de Atenção à Disfagia

Disfagia 2016Em sua terceira edição, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia realiza a Campanha de Atenção à Disfagia em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e dessa vez com material elaborado pelo Grupo de Trabalho que contou com representantes do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre os possíveis riscos à saúde das pessoas com disfagia. O material de divulgação produzido especialmente para a campanha contém orientações sobre os sintomas e fatores de risco.

A conselheira do CFFa Maria Cristina Borges de Oliveira, que coordenou o Grupo de Trabalho de Disfagia reforça a importância de difundir a especialidade, e consequentemente, conscientizar a população do trabalho do fonoaudiólogo no diagnóstico, orientação, e reabilitação da Disfagia .

“É preciso que todos se informem sobre os fatores de risco e sintomas, pois a disfagia pode acontecer em todos os ciclos de vida e até levar a morte”, alerta a conselheira.

Para baixar o folder acesse aqui. Se seu interesse é retirar o material impresso na sede do CREFONO1, envie e-mail para comissoes@crefono1.org.br ou divulgacao@crefono1.org.br, solicitando o material. Informe no campo “Assunto” Disfagia e, no corpo da mensagem, seu nome completo, registro profissional, telefone para contato, o tipo de ação que pretende desenvolver e estimativa de público. Aguarde a confirmação de que seu pedido foi aceito pelo CREFONO1 e retire o quantitativo de folders disponibilizado presencialmente, ou através de portador previamente identificado por e-mail.

Saiba mais:

  • O dia 20 de março começou a ser marcado como Dia de Atenção a Disfagia em razão da publicação da Resolução CFFa nº383 de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Para acessar a resolução na íntegra clique aqui.
  • As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas , fisioterapeutas, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.
  • Atenção: A Disfagia não é uma doença, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois provocar isolamento social, e consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito.
  • A atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia. Ao sinal de qualquer alteração, procure um FONOAUDIÓLOGO!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CFFa.

Comentários estão fechados.