9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam lota auditório de universidade no RJ

9º Encontro Abra Gagueira 2018.2

O 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam lotou o auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, no Rio de Janeiro, em 20 de outubro. Dezenas de pessoas estiveram no auditório do centro acadêmico para assistir as palestras, acompanhar os relatos e conhecer um pouco mais sobre a atuação da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), organizadora do evento. O encontro integrou a programação do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (comemorado no último dia 22 de outubro).

A homenageada deste ano foi Regina Jakubovick (CRFa 1-0906), fonoaudióloga desde 1970, doutora em Fonoaudiologia e autora de quatro livros em Gagueira. O evento contou ainda com outras três homenagens: Daniela Verônica e Luciana Contesini, duas das fundadoras da Abra Gagueira e idealizadoras dos Grupos de Apoio para Pessoas que Gaguejam, assim como o maranhense Saulo Pinho, pessoa que gagueja e que se formou recentemente em Medicina, no Piauí.

“É muito gratificante saber que a semente que plantamos lá atrás começa a germinar e seus frutos se fortificam ano após ano. Sempre com um único propósito: ajudar as pessoas que gaguejam. Estou emocionada com a homenagem”, comentou a fonoaudióloga Daniela Verônica.

Beria Abra Gagueira 2018A fonoaudióloga Béria Fortes Antunes (CRFa 1-3021), conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia, abriu o encontro apresentando uma rica explanação sobre “Fluência, a mais nova especialidade na Fonoaudiologia”, publicada em 2017. Na aula, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia apresentou um panorama de como a área, por suas especificidades, merecia esse destaque e os benefícios no tratamento da Gagueira com a presença de um fonoaudiólogo especialista na área.

Diversas palestras integraram a programação do 9º Encontro. Além de fonoaudiólogos, o evento contou com as presenças de outros profissionais de saúde, como, por exemplo, a fisioterapeuta Tienne Deccache. Ela ministrou a palestra sobre “Escute seu corpo. Do gesto à fala“. Dentro dessa mesma temática, a fonoaudióloga Renata Donadeli, de São Paulo, abordou a temática “Habilidades para se comunicar melhor”.

A Oficina de Fluência, projeto que conta com o apoio da Abra Gagueira, foi destaque com a fonoaudióloga Luciana Contesini, que depois de receber a homenagem, voltou ao palco para apresentar ao público como o projeto tem ajudado pessoas que gaguejam, fonoaudiólogos, familiares e professores. As crenças limitantes existentes em cada um de nós também foi destaque no 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam. Em sua aula, o coach do Recife (PE), Danilo Barbosa, convidou o público presente ao auditório da UVA a refletir se as crenças estão nos impulsionando ou limitando.

Os Grupos de Apoio da Abra Gagueira espalhados por todo o país também tiveram destaque. O auditório da Universidade Veiga de Almeida recebeu os moderadores e alguns integrantes que frequentam os encontros. Todos puderam dar depoimentos e contar como a iniciativa vem ajudando no tratamento e na prevenção da gagueira. “Foi um momento lindo. Ouvir de cada uma dessas pessoas como nossos grupos estão transformando e empoderando a vida deles nos deixa cientes que estamos no caminho certo”, vibrou a vice-presidente da Abra Gagueira e Coordenadora dos Grupos na Associação, fonoaudióloga Clicie Gouveia de Almeida Couto (CRFa 1-5034-4).

Na avaliação do presidente da Abra Gagueira, Luiz Fernando Ferreira, o evento cumpriu com o seu objetivo. “Nossa Associação cumpriu fielmente com o que planejou. Realizar um encontro onde as pessoas que gaguejam tivessem voz e ao mesmo tempo oferecer para os presentes palestras mostrando que podemos fazer o que quisermos. Que a gagueira não pode ser empecilho para nada em nossas vidas”, destacou, para complementar em seguida: “Por fim, agradecemos a acolhida do Departamento de Fonoaudiologia da UVA e de todos os apoiadores desse evento”, finalizou Luiz Fernando Ferreira.

O evento deste ano contou com os apoios de: UVA, Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, Microssom, Curso Palavra Mágica, O Pão, Pilates Jardim, Setta Talentos,  Instituto Mapadeva, Oficina de Fluência, Editora Manole, Comunicare, Bisou Gourmet e Vidracaria Tradição.

10ª edição

Esta foi a terceira vez que o Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam foi realizado no Rio de Janeiro. A última edição havia sido em Minas Gerais, mas também já foi realizado no Espirito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. Após o evento a Abra Gagueira confirmou que a cidade de Salvador (BA) sediará o 10º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Abra Gagueira – Maurício Júnior

Em 29 de outubro de 2018.

Comentários estão fechados.