CREFONO1 quer discutir com outros Conselhos de Fiscalização Profissional ações cabíveis frente à crise no Hupe/Uerj

Hupe Uerj fachada

O CREFONO1 recebeu em janeiro deste ano um comunicado oficial do diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Edmar José Alves dos Santos, que informou sobre a redução da capacidade de atendimento do Hupe/Uerj. O comunicado alerta o Conselho de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro que, em função da “grave crise financeira que assola o estado” (…), há riscos de “interrupção do programa de Transplante Renal, suspensão do tratamento de radioterapia em pacientes oncológicos, cessação do atendimento das neoplasias hematológicas e cancelamento de todas as cirurgias eletivas”.

Reunidas na 267ª Sessão Plenária, as conselheiras do 11º Colegiado analisaram o documento e decidiram que vão encaminhar a discussão para a próxima reunião do Conselhinho, plenária que reúne representantes dos diversos Conselhos de Fiscalização Profissional do Rio de Janeiro, para que os órgãos, conjuntamente, definam as providências cabíveis que serão tomadas frente à situação.

No ofício, o diretor e professor universitário Edmar dos Santos lembra que a crise financeira do estado teve como consequência o parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais, o bloqueio das contas estaduais, motivando o atraso no pagamento das parcelas definidas pelo governo, fazendo com que os servidores ficassem sem seus ganhos e acarretando a redução drástica na capacidade de atendimento hospitalar, bem como a impossibilidade de receber pacientes de demanda judicial.

“O encaminhamento ao HUPE de pacientes por determinação judicial, que normalmente necessitam de cuidados de urgência e de alta complexidade, poderá acarretar danos à saúde dos mesmos, uma vez que neste momento não contamos com nossas equipes em estado de prontidão para dispensar a estes pacientes os cuidados necessários, uma vez que os profissionais que compõem o nosso quadro de pessoal não dispõem de verbas suficientes para o deslocamento e alimentação pelo não pagamento de seus salários”, diz o documento.

“Nós nos solidarizamos e lamentamos a crise que o Hupe atravessa. E, diante da gravidade dos fatos narrados pelo diretor geral da unidade, vamos buscar definir ações conjuntas dos Conselhos Regionais da área de saúde, e outros que se solidarizarem à causa, para enfrentar este sério quadro. É preciso buscar garantir o direito da população de ter acesso aos serviços”, afirmou Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), presidente do CREFONO1.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação Hupe/Uerj

 

Comentários estão fechados.