Manual de Observação da Comunicação Social leva preceitos básicos da comunicação humana à sociedade

Geral

O 11º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (CDPD/OAB-RJ) lançaram na última sexta-feira (22 de março) o Manual de Observação da Comunicação Social, num evento que reuniu conselheiros dos dois Conselhos de Fiscalização Profissional, gestores, representantes da sociedade civil e fonoaudiólogas. O lançamento lotou o plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, na sede da OAB-RJ, no Centro do Rio.

Na abertura do evento, o atual presidente da CDPD, o advogado Caio Sousa, contextualizou a parceria entre as duas entidades, que começou a partir do Seminário Somos Todos Fonoaudiologia, em junho de 2016, também na OAB-RJ. “Surgiu o Projeto Interagir e o manual que lançamos agora, aqui. O projeto levou bastante tempo para ser desenvolvido e foi um processo muito bacana. Importante ressaltar que essa parceria não se encerra hoje. A CDPD está de portas abertas para o que o Conselho de Fonoaudiologia precisar”, enfatizou Caio Sousa.

O presidente de honra da Comissão e atual subsecretário municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Geraldo Nogueira, também relembrou o início do trabalho conjunto, quando ele estava à frente da CDPD. “Eu não conhecia a Fonoaudiologia. Mas através de palestras fantásticas descobri como essa profissão é importante e tivemos certeza que estávamos no caminho certo. Na Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio são 1.500 famílias sendo atendidas e muitas pessoas desse nosso público dependem dessas informações do manual. Tanto que o trabalho já está em andamento”, anunciou Geraldo Nogueira. Para ele, o manual não é fundamental só para a sociedade, que se empodera do conhecimento, mas também para a Fonoaudiologia, que ganha visibilidade.

A responsável pela elaboração do manual, a fonoaudióloga Katia Badin (CRFa 1-4939), disse que a publicação demonstra que não é só falar, mas quais os elementos comportamentais que vão formar essa linguagem. “O foco são os precursores da linguagem. Comunicação Social é tudo. E onde estão os fonoaudiólogos falando sobre seu objeto de trabalho, a Comunicação Social? Estamos na trajetória de uma pessoa de 0 até o final da vida. Esse trabalho não é meu, mas nosso. E interessa ao pediatra, ao agente comunitário de saúde e a qualquer pessoa que se interesse por pessoas. O que me inspira? As inúmeras crianças que não são diagnosticadas no período correto”, salientou Katia Badin, muito emocionada.

Lucia fala

Já a presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), historiou detalhadamente todo o processo até o surgimento do Projeto Interagir e seu primeiro fruto – o Manual de Observação da Comunicação Social, livreto com 50 páginas que explica, fase por fase, o desenvolvimento da capacidade de se comunicar numa criança de meses até os seis anos. “O trabalho de um Conselho Profissional pode e deve ser revertido em mudanças que promovam a saúde, a educação e melhorem a vida das pessoas, indo além do seu aspecto normativo e fiscalizador e vinculando suas ações a um projeto social mais amplo: a defesa dos direitos fundamentais do cidadão”, defendeu Lucia Provenzano.

A presidente do CRFa 1ª Região enumerou as motivações que fizeram o Grupo de Trabalho do Projeto Interagir optar pela publicação do manual: multiplicar informação sobre um tema de grande relevância para o desenvolvimento infantil; demonstrar a importância da Fonoaudiologia nas diversas fases do indivíduo e destacar a relevância do início da comunicação em todo o processo de vida.

Katia capacitação OAB

Terminado o lançamento, as fonoaudiólogas presentes solicitaram ao CREFONO1 uma capacitação para levar o manual aos seus locais de trabalho, como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo e Associação Nacional de Dislexia, entre outros. Com a aquiência da OAB-RJ, a primeira capacitação aconteceu ali mesmo, no auditório da Ordem no 4º andar do edifício sede, no Rio de Janeiro, com Katia Badin. A segunda capacitação aconteceria na tarde de sexta-feira (22), na sede do CREFONO1, com a participação de outras quatro profissionais, também com oficina ministrada por Katia Badin. A próxima capacitação para uso do manual nos locais de trabalho acontece na próxima sexta-feira, 29 de março, às 18h. Inscrições pelo e-mail comissoes@crefono1.org.br, citando nome completo e registro profissional.

Geral capacitação Crefono1

“Queremos empoderar a sociedade sobre a importância da comunicação. Mas é imprescindível que sejam os fonoaudiólogos a falar para a sociedade sobre isso”, frisou Lucia Provenzano.

Assim, algumas parcerias já estão firmadas para implementação das observações do manual em diversas instituições, sempre a partir de fonoaudiólogos: Centros de Referência da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias; Projeto Fendas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro (CTAC/UERJ); Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Pediatria); Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (Psiquiatria Infantil); Secretaria Municipal de Saúde de Paty de Alferes; Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Paty de Alferes; Instituto de Neurologia Deolindo Couto/UFRJ; Maternidade Escola da UFRJ; Vila Olímpica da Mangueira, através da UFRJ; Clínica Escola da Universidade Veiga de Almeida e Casa Ronald, através da UVA; Estratégias de Saúde da Família em  Itaperuna, através do Centro Universitário Redentor; Universidade Federal Fluminense, campus Nova Friburgo, com ações nos CAPsis, escolas e clínica escola da UFF.

“Acabamos de firmar parceria também com o Conselho Estadual e Saúde do Rio de Janeiro, que fará a distribuição do manual aos gestores públicos na Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada em maio, na UERJ”, arrematou Lucia Provenzano.

O livreto impresso está sendo distribuído pelo CREFONO1 a multiplicadores do projeto. Se tem interesse, você pode solicitá-lo pelo comissoes@crefono1.org.br. A versão digital será disponibilizada em breve, neste site.

Veja mais fotos no Facebook do CREFONO1.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Rio de Janeiro, 25 de março de 2019.

Comentários estão fechados.