O perfil da Disfagia para a próxima década em debate pelo Facebook

fórum disfagia 2017

Dia 20 de março, Dia de Atenção à Disfagia, o CREFONO1 promoveu Fórum on line de Disfagia, com transmissão pelo Facebook, de 19h às 20h. Sobre o enfoque “O Perfil da Disfagia na próxima década”, a fonoaudióloga Andressa Freitas (CRFa 1-11384), há cinco anos fonoaudióloga do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e há 13 atuando na área de Disfagia, respondeu diversas perguntas feitas por colegas de profissão e estudantes de Fonoaudiologia.

Entre as dúvidas apresentadas estavam as reações na deglutição após a radioterapia, a importância do fonoaudiólogo na equipe transdisciplinar, testes de rastreio em Disfagia, como conduzir o processo de desmame de gastronomia de forma segura, a importância da conscientização da família para a continuidade do trabalho fonoaudiológico após a alta e o papel do fonoaudiólogo da atenção básica no acompanhamento e intervenção, entre outras.

Andressa Freitas é a presidente do 11º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que acontece dentro do 26º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, no Rio de Janeiro, em agosto. O tema é “A Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil após 50 anos” e Andressa informou sobre a parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e os preços diferenciados para incentivar a participação de fonoaudiólogos.

“Se a gente não tiver prevenção, o câncer continuará crescendo muito e pode vir a matar mais que doenças cardiovasculares. Nós fonoaudiólogos temos um papel muito importante na prevenção”, afirmou Andressa Freitas.

Ela também alertou para a importância da especialização e atualização frequente na área. “O perfil do nosso paciente está mudando. A população está envelhecendo e muitos serão acometidos de doenças degenerativas, onde o fonoaudiólogo atua. Ninguém trata de um paciente sozinho. E precisamos estar sempre buscando novas informações para melhor lidar e atender esse paciente”, ressaltou.

Você pode assistir ao Fórum on line de Disfagia aqui.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Foto: Reprodução

Comentários estão fechados.