Renata Mousinho é a primeira fonoaudióloga a se tornar professora titular do curso de Medicina da UFRJ

O ano de 2020 não foi fácil para muitos fonoaudiólogos. Mas também tivemos conquistas importantes.  Gostaríamos de compartilhar a história inspiradora da Renata, que termina o ano comemorando o título de professora do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). É algo inédito na área de fonoaudiologia.

Renata Mousinho é fonoaudióloga especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Como Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, coordenou o projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, e ministrou aulas teóricas na área.

Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nas áreas de linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.

– “Quando um professor chega a essa titulação, isso pode representar uma conquista de um grupo, seja do nosso departamento na UFRJ, seja de toda uma classe.  Todas as ciências vão se fortalecendo e se solidificando a partir de experiências práticas associadas às pesquisas científicas, que assim mostram sua eficácia e o impacto social.  A Universidade preza pela tríade ensino, pesquisa e extensão, aspectos que são altamente valorizados ao se tentar ser Professor Titular. Dessa forma, essa conquista serve para mostrar que a Fonoaudiologia está conseguindo alcançar tal patamar” – disse Renata.

As expectativas de Renata para 2021 são positivas:

– “Estou feliz e grata, principalmente pelo apoio dos meus colegas da UFRJ, que , além de tudo, fazem trabalhos brilhantes que também merecem destaque. Que 2021 seja um ano melhor para todos e que a fonoaudiologia possa cada vez mais mostrar sua relevância diante dos desafios nas áreas da saúde e da educação” – comentou Renata.

Desejamos muito sucesso para a Renata em sua trajetória e um ótimo 2021 para todos os fonoaudiólogos.

Comentários estão fechados.