No mês que comemoramos o Dia do Professor, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveita a temática e lança o documento “Fonoaudiologia na Educação”. Trata-se de uma publicação que tem como foco as contribuições e diversas possibilidades de ações do fonoaudiólogo no cenário educacional.
De acordo com a presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Monica Petit Madrid (CRFa 2-6324), os conhecimentos adquiridos na formação do fonoaudiólogo relacionados à comunicação humana “possibilitam ao profissional contribuir para os múltiplos aspectos envolvidos no processo de escolarização de crianças, jovens e adultos”, afirma.
Além disso, a conselheira ressalta que este documento amplia as possibilidades de articulação entre a Fonoaudiologia e a Educação, e destaca: “Respeitando os limites de atuação, temos como objetivo de nosso trabalho apoiar o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde, oportunidades de aprendizagem e cidadania”. A fonoaudióloga ainda complementa que “contribuir para a formação de sujeitos autônomos, que exerçam os seus direitos e deveres por meio do diálogo, com atitude pluralista, crítica e democrática, é papel de todos nós”.
O material foi elaborado por todo o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e contou com vários colaboradores. Está disponível para consulta e download através do site do CFFa e do seu Regional. O desafio é dar ampla divulgação para que as informações cheguem ao público alvo: fonoaudiólogos, gestores, profissionais da educação e de áreas afins.
Fonte: Assessoria de Comunicação CFFa – Suzana Campos
Em 31 de outubro de 2018