Amil vem ao CREFONO1 esclarecer credenciados sobre o uso do token

Amil e Crefono

Uma consulta ou procedimento pela rede credenciada da Amil pode ser feita sem token, desde que justificada a ausência na validação do atendimento, em até quatro dias corridos. A informação foi dada pela diretora de Comunicação e Relacionamento da Amil Regional, Liliane Pace, no último dia 6 de novembro, no encontro entre gerentes e coordenadores da regional da operadora de plano de saúde e fonoaudiólogos credenciados, na sede do CREFONO1.

Diante de diversas dúvidas dos fonoaudiólogos credenciados e atendendo convite do 11º Colegiado do CRFa 1ª Região, através da Comissão de Convênios,  Liliane Pace, acompanhada de Ricardo Dornellas, coordenador responsável pelo treinamento de prestadores de serviço; Fernanda Schmidt, coordenadora de Relacionamento Médico e Viviane Abreu, diretora regional de Relacionamento Médico da Amil no Rio de Janeiro, estiveram no auditório do Regional, para esclarecer pessoalmente detalhes operacionais do uso do token. A equipe foi recepcionada pela presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700) e pela presidente da Comissão de Convênios, Marriet Pires (CRFa 1-9282).

Liliane menor“Em nossa rede própria já ultrapassamos o token, porque já estamos usando a biometria facial. É um caminho sem volta. O token é uma assinatura eletrônica, que facilita a vida do usuário e do credenciado. Usando o token na validação do atendimento, não é preciso enviar papel, isto é, imprimir a guia, nem assinar, nem mandar para a operadora para faturamento. Fica tudo no sistema. Basta entrar no site da Amil, na área de credenciado, e registrar as informações. O próximo passo, em fase de testes, é fechar o faturamento pelo site”, afirmou Liliane Pace.

A diretora da Amil, que é médica, informou ainda que não se pode obrigar um paciente a ter o token, mas sua não utilização implica em justificativa e no preenchimento de guia, assinatura e todo o procedimento de envio dos papéis à operadora. “A partir de dezembro, se o fonoaudiólogo não confirmar se o atendimento foi com ou sem token, justificando a não utilização do token, haverá glosa. Se o beneficiário foi atendido sem token, o sistema vai oferecer oito motivos para tal atendimento. Basta escolher um e confirmar o atendimento sem token, em até quatro dias corridos da realização desse atendimento”, completou Liliane Pace.

O coordenador Ricardo Dornellas passou a explicar passo a passo como navegar no novo site da Amil. “A primeira coisa é, na área de credenciado, se identificar e criar uma senha. Nessa área, é possível ver todos os comunicados, que mandamos sempre com antecedência para todos, por e-mail. Dúvidas também podem ser tiradas pelo NAC”, informou Ricardo Dornellas.

Ricardo menorO técnico da Amil esclareceu que, pelo site, é possível fazer a consulta de pedidos e, se o profissional optar por validar o atendimento quando da confirmação da consulta, o usuário já chegará ao consultório com o token na mão. “Se o paciente liga para marcar, você pode validar a consulta antes. Se ele não comparecer à consulta, você pode cancelar (atendimento não foi ou não será realizado) ou reverter aquele atendimento, marcando nova data, usando o mesmo token, que é válido por seis meses”, detalhou ele.

Na consulta de elegibilidade, aparecem os dados do paciente e se ele está habilitado para o atendimento ou não. “No preenchimento da guia, pode ser usado tanto o número da carteirinha como o CPF. E o solicitante será sempre o médico. O executante é o fonoaudiólogo. Lembramos, também, que ortodontista não é médico e, portanto, não pode solicitar atendimento fonoaudiológico, como prevê a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Para ser válido, o pedido de um ortodontista precisa de encaminhamento médico”, ressaltou Ricardo Dornellas.

O coordenador responsável pelo treinamento de prestadores de serviço disse, ainda, que é preciso pedir autorização para cada sessão pelo novo sistema. “O pedido médico deve ser guardado, porque temos por hábito realizar auditorias. Mas o token veio para acabar com o hábito de guardar guias de atendimento. A tendência é que toda a movimentação passe a ser eletrônica”, concluiu Dornellas.

Para Raimunda Reichelt (CRFa 1-2904), credenciada a Amil há 20 anos, o encontro com gestores da operadora de plano de saúde no Rio de Janeiro foi muito proveitoso. “Foi bastante esclarecedor. Auxiliou muito a todos nós. Aprendi mais detalhes e tirei algumas dúvidas. Foi uma ótima iniciativa”, opinou a fonoaudióloga.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação CREFONO1

Comentários estão fechados.