Campanha da Audição 2017 pelas redes sociais reforça a importância do Teste da Orelhinha

Capa site Audição 2017

Em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez – 10 de novembro, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia lançou pelas redes sociais uma campanha que alerta para os cuidados com a audição e a importância do fonoaudiólogo no acompanhamento e auxílio no tratamento, caso problemas sejam diagnosticados.

A campanha conta em vídeo a estória de Miguel, um menino que vive numa comunidade ribeirinha do Rio Amazonas e, mesmo sem hospitais “como na cidade grande”, fez o Teste da Orelhinha ao nascer e descobriu ter problemas na audição. Com o acompanhamento da fonoaudióloga e de médicos, Miguel frequenta a escola e tem uma vida normal.

A obrigatoriedade da realização do Teste da Orelhinha ou Emissões Otoacústicas Evocadas foi estabelecida na Lei Federal nº 12.303/2010, que determinou que o exame deve ser feito em todas as crianças nascidas em hospitais e maternidades do país e não só em bebês de risco.

A Triagem Auditiva Neonatal Universal por meio do Teste da Orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas. Como é sabido, o diagnóstico precoce é fundamental para a realização de procedimentos que irão minimizar os impactos da deficiência auditiva no desenvolvimento da criança.

Conheça a estória de Miguel aqui ou no menu Campanhas, na página inicial deste site.

Posts também reforçaram a importância a Fonoaudiologia na prevenção e combate à surdez. Conheça-os visitando o Facebook do CREFONO1.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Ilustração: CFFa

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